sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Rá tim bum


Porcinas, vou falar de um assunto sério. Eu recebi um e-mail hoje, falando sobre o significado de 'rá-tim-bum'. Aquele que a gente canta nos aniversários, sabe? Pois é, segundo o e-mail, "'ratimbum' é uma palavra mágica usada pelos magos persas na Idade Média e significa: "eu amaldiçoo você!"
Gente, fala sério. Isso é pura viagem! Resolvi pesquisar sobre o assunto e não tem nada disso.
O autor da mensagem,
não identificado, deve acreditar mesmo no que escreve, pois até a Bíblia ele cita, sendo que a citação não tem nada a ver com ratibum e sua malignidade. Esse povo escreve umas coisas sem noção, sem sentido. Não é o primeiro e-mail que eu recebo com estes conteúdos que considero 'delírio satânico fundamentalista'.

Não sei onde ele, o autor, achou essa fantasia de que ratimbum significa: 'eu amaldiçoo você'. Em que idioma? Em que livro ele achou tal absurdo? Invenção, e das mal feitas, pois ainda mistura Idade Média que começou no século V (476 d.c) com a civilização persa que teve seu fim no século IV (330 a.c). Fala sério!
Segundo o Dicionário Etimológico Nova Fronteira da Língua Portuguesa, a palavra RATIMBUM é uma onomatopeia, é a imitação de um som. Neste caso o som emitido por uma bandinha de circo ou uma fanfarra quando quer chamar a atenção sobre uma finalização de uma apresentação. A caixa faz TARARÁ!, os pratos fazem TIM!, e o bumbo faz BUM! - TARARÁ TIM BUM, para tornar a palavra mais curta e fácil de falar elipsaram o TARA... e ficou só o RÁ, RA-TIM-BUM, com três sílabas de bom efeito sonoro.
Outra coisa, mais adiante ainda diz o seguinte: "
Deixo aqui o meu alerta a todos os que lêem essa mensagem porque a obra do maligno é essa: festejar a ruína do homem". Faz parecer até que o encardido tem mais poder que Deus. E se ele, o autor, soubesse mesmo tirar proveito da palavra de Deus, saberia que em quase toda a Bíblia diz que quem está com Deus, não precisa temer a nada, muito menos a um reles anjo caído. Eu poderia contestar o e-mail todo, mas não vamos perder tempo com isso, o importante é tirar proveito disso tudo.
Conclusão: mais uma mensagem cujo conteúdo é falso e que põe em risco a credibilidade de quem a divulga. No seu próximo aniversário, não se preocupe se os convidados começarem a gritar: "é pique, é pique ... rá-tim-bum!
Gente, fica aqui o meu alerta. Se receberem esse e-mail ou algum nesse segmento, por favor, não acreditem em tudo que dizem, nem passem pra frente. Sejam críticos e curiosos, tenham inteligência. É isso que nos difere dos animais, nos tornando
racionais.
Quem é Porcina sabe, e, não esqueçam, cobicem sempre, e sempre o melhor! Bei-jú!

Um comentário:

  1. vc como sempre arasa em seus textos, cheios de inteligencia e humor.
    sou tão feliz por vc.

    xero de saudade.

    ResponderExcluir